FOTO: Divulgação
A Prefeitura de Manaus inicia nesta terça-feira (1º/7) a operação de 20 novos radares de fiscalização eletrônica em diversas vias da cidade. A medida tem como objetivo reduzir acidentes, evitar mortes no trânsito e aumentar o respeito às normas de circulação na capital.
A ação é coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e será lançada com uma blitz educativa, às 10h, na avenida Codajás, zona Sul, ao lado do Colégio da Polícia Militar do Amazonas.
Segundo o IMMU, os novos radares foram instalados em pontos com histórico de sinistros graves. Ao todo, são 15 equipamentos voltados ao controle de velocidade e 5 para coibir avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa.
Em 2025, Manaus já registrou 118 mortes no trânsito — um número alarmante que reforça a urgência de medidas preventivas. De acordo com o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, a fiscalização faz parte de um plano nacional de redução de mortes liderado pela Senatran, com o qual Manaus está alinhada.
“A velocidade é um dos principais fatores de risco. As cidades não foram projetadas para veículos circularem acima de 60 km/h. Essa gestão de velocidade salva vidas”, explicou.
Os controladores de velocidade foram divididos entre medidores (instalados em vias de até 60 km/h) e redutores (lombadas eletrônicas, em vias de 40 km/h). Já os radares de avanço de sinal funcionam diariamente, das 6h às 22h.
Mesmo quando os equipamentos estiverem fora do horário de funcionamento, os motoristas devem respeitar os semáforos e os limites de velocidade. Além disso, o IMMU instalou sinalizações extras nos locais fiscalizados, indo além do exigido pela legislação.
Durante a blitz educativa na avenida Codajás, agentes do IMMU vão distribuir materiais informativos e orientar motoristas sobre as novas regras e a localização dos equipamentos. A ideia é informar e prevenir, não apenas punir.
Mín. 24° Máx. 33°