Sábado, 12 de Julho de 2025
27°

Tempo limpo

Manaus, AM

Política Política

Salazar é repreendio novamente na CMM por usar expressões que vão contra o regimento da Casa

A sessão foi encerrada com a orientação da presidência para manter o respeito entre os parlamentares

01/07/2025 às 08h04
Por: Redação Agora
Compartilhe:

FOTO: Divulgação

A sessão desta segunda-feira (30) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi marcada por um episódio inusitado e polêmico. O vereador Eduardo Alfaia, líder da base do prefeito na Casa, solicitou formalmente a retirada do termo “água de salsicha” dos registros oficiais da Câmara. A expressão foi utilizada pelo vereador Sargento Salazar ao se referir, de forma indireta, ao secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior.

Durante a sessão, Alfaia argumentou que a utilização de termos pejorativos e desrespeitosos para se referir a autoridades públicas viola o regimento interno da Casa. “Nenhuma autoridade deve, de maneira alguma, ser destratada por membros do parlamento. Nosso regimento é claro ao proibir esse tipo de fala ofensiva”, afirmou.

O vereador ressaltou que o uso de palavras inadequadas compromete a imagem da Câmara e reforçou que qualquer tipo de ofensa deve ser excluída das notas taquigráficas da Casa. “Não podemos normalizar esse tipo de postura. Isso só diminui ainda mais a imagem do parlamento e contribui para as críticas diárias que recebemos”, completou.

Debate sobre respeito e postura no plenário
O vereador Gilmar Nascimento reforçou o pedido de Alfaia, citando o artigo 105 do regimento, que proíbe vereadores de se referirem a qualquer autoridade de forma descortês ou injuriosa, mesmo que de forma indireta. “É muito fácil interpretar que, mesmo sem citar nomes, quando alguém usa um apelido pejorativo, está sim se referindo à pessoa”, declarou.

O debate se estendeu com críticas à postura da oposição, que, segundo Alfaia, estaria focada em apontar falhas da prefeitura. “A oposição está aqui para criticar. Eles nunca conseguem encontrar algo de bom na gestão. Quando a prefeitura faz, eles buscam algo de ruim. Parece que vivem para isso”, disse o vereador.

A sessão foi encerrada com a orientação da presidência para manter o respeito entre os parlamentares e evitar novas situações semelhantes.

Outro caso
Em fevereiro deste ano ao estrear na CMM, Sargento Salazar (PL) foi repreendido pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), após utilizar palavras de baixo calão durante seu discurso.

“Eu vou vir aqui cobrar uma vez por mês o governador. Eu não posso esquecer as minhas raízes. Eu, como vereador, não vou cobrar só o prefeito. Eu vou cobrar o governador também. Eu sou a voz do povo. Esse papo de que vereador não pode cobrar o governador, que só os deputados estaduais podem? Porr* nenhuma. Aqui, eu vou cobrar o governador também!”, disparou Salazar.

O presidente da CMM precisou intervir e repreendeu a conduta do vereador: “Peço que sejam retiradas dos anais as palavras equivocadas do vereador Sargento Salazar. Gostaria que Vossa Excelência, mesmo que de forma enfática, em suas falas e pronunciamentos, se atenha ao regimento. Nosso regimento não permite o uso de algumas palavras de baixo calão, e Vossa Excelência não pode e não deve desrespeitá-lo”, afirmou David Reis.

 

 

Fonte: AM POST.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus, AM Atualizado às 08h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 33°

Dom 32°C 23°C
Seg 33°C 23°C
Ter 31°C 23°C
Qua 30°C 23°C
Qui 30°C 22°C
CODIGO DO BANNER - PREFEITURA
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias