FOTO: Divulgação
A TV Globo vai transmitir o Festival Folclórico de Parintins a partir de 2026. O acordo, firmado na sexta-feira (27), inclui exibição em TV aberta, por assinatura e também via streaming. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo e representa uma virada histórica na exibição de um dos maiores eventos culturais do Norte do Brasil.
Segundo o jornal, o contrato foi fechado com o aval dos bois Caprichoso e Garantido, e intermediado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União). A avaliação do governo estadual é de que a nova parceria ampliará a visibilidade do festival, projetando ainda mais o evento para o cenário nacional.
Atualmente, os direitos de exibição do Festival de Parintins pertencem à TV A Crítica, emissora local que detém exclusividade desde 2018. O vínculo atual se encerra neste ano, o que abriu caminho para a nova negociação com a Globo.
A emissora carioca já havia demonstrado interesse em transmitir o festival anteriormente. Em 2024, chegou a anunciar a cobertura do evento durante o Jornal Nacional, mas recuou após esbarrar nas cláusulas contratuais vigentes com a TV A Crítica, que impediram a cessão dos direitos.
Mín. 24° Máx. 33°