FOTO: Divulgação
Crianças a partir de seis anos poderão participar da tradicional Festa dos Visitantes, que acontece nesta quinta-feira (26/06), no Bumbódromo de Parintins, desde que estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais. A medida segue determinação da Portaria nº 3/2025, da 2ª Vara da Comarca de Parintins, que prevê uma série de regras para garantir a segurança de menores de idade durante o evento.
Cabe ao Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a fiscalização da entrada e identificação das crianças e adolescentes no local da festa, que antecede o 58º Festival Folclórico de Parintins. A edição deste ano contará com atrações regionais e shows dos cantores Pablo e Nattan, a partir das 19h30.
Uma das principais novidades é a implantação do credenciamento digital, que permitirá inserir nome, idade e contato do responsável na pulseira de identificação, fornecida gratuitamente pela Sejusc em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O menor e o acompanhante também deverão portar documento oficial com foto.
Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, o controle será realizado durante todos os dias do festival e integra a ação “Boi-Bumbá para Todos”, iniciativa voltada à promoção dos direitos humanos no evento. “Cada um precisa fazer sua parte para que a festa seja segura para todas as idades”, afirmou.
Credenciamento e horário limite para menores
As pulseiras poderão ser retiradas a partir das 10h desta quinta-feira (26) em dois pontos próximos ao Bumbódromo: no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), na rua Domingos Prestes, e na Secretaria Municipal de Obras, na avenida Nações Unidas, nº 2449. A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasth).
Para os que quiserem antecipar o processo, o crachá e a autorização para acompanhantes maiores de 18 anos podem ser baixados no site oficial da Sejusc: www.sejusc.am.gov.br/cartilhas-e-informativos.
As regras de horário também foram definidas em conformidade com o calendário escolar. Menores de 14 anos poderão permanecer no evento até a meia-noite se o dia seguinte não for letivo, ou até 22h caso seja. Já os adolescentes entre 14 e 17 anos terão limite de permanência até as 3h da manhã (se o dia seguinte não for de aula) ou até as 22h (se houver aula no dia seguinte).
A entrada das crianças, no entanto, não garante acesso ao espetáculo: é necessário que os responsáveis possuam ingresso para o evento.
Segurança e cidadania
A Sejusc informou ainda que servidores foram capacitados para oferecer um atendimento humanizado, garantindo não apenas o cumprimento da norma judicial, mas também o bem-estar das famílias. “As crianças são responsabilidade de todos nós”, reforçou a secretária Jussara Pedrosa.
A expectativa é que a edição 2025 da Festa dos Visitantes mantenha o clima familiar e seguro, com a presença de todas as gerações celebrando a cultura dos bois Caprichoso e Garantido, que mobilizam multidões na ilha de Parintins.
Mín. 24° Máx. 33°